Rádio Muzangala

ESCRITOR HENRIQUE SUNGO VENCE PRÉMIO GUIA LONDRES AWARDS

 ESCRITOR HENRIQUE SUNGO VENCE PRÉMIO GUIA LONDRES AWARDS

Escritor e cineasta Henrique Sungo

O escritor e cineasta Henrique Sungo venceu, sábado, o prémio Guia Londres Awards, na Inglaterra. O escritor foi o mais votado da noite ao concorrer com mais cinco candidatos da mesma categoria.

O Prémio Guia Londres Awards distingue, desde 2006, individualidades nos vários ramos sociais e culturais da comunidade lusófona.O objectivo é a valorização e a promoção dos negócios, cultura, artes e educação da lusofonia.

Para Henrique Sungo, este prémio tem um importante significado, uma vez que valoriza o trabalho árduo que tem realizado na Inglaterra, onde está radicado há mais de 15 anos, com as comunidades, e na divulgação da literatura e cultura angolana.Autor de vários outros prémios, considera que o “segredo do sucesso é trabalhar arduamente com sapiência, honestidade e inteligência, sem esquecer a persistência, inovação e fé em Deus.”

Sem desmerecer os outros concorrentes, Henrique Sungo confessa que estava confiante na vitória.”Sou positivo e quando estou numa competição nunca penso em derrota, até porque acredito que o meu trabalho está à altura, é impactante e inspira outras pessoas”, confirma.O também cineasta acrescentou, ainda, que a sua maior motivação é o prazer da vida.

Henrique Sungo tem publicados os livros “Comer para funcionar e não pelo gosto”, “A esperança da Welwitchia”, “Odisseia de uma zungueira” e “Minhas roupas, minhas raízes”.Em 2021, participou numa coletânea de contos africanos no Brasil.O escritor fez parte de uma colectânea de autores da lusofonia denominado “Sementes da Paz”, que será lançada no Dia Internacional da Paz, a assinalar a 21 de Setembro.

Apaixonado pela escrita desde tenra idade, Henrique Sungo começou por produzir crónicas por diversão, até imigrar para a Europa. Já na Inglaterra, formou-se em Cinema, Psicologia e Business. O escritor angolano foi distinguido pelas suas obras com alguns prémios e distinções internacionais, tais como “Troan charity” (prémio Escritor do ano 2017 e prémio Escritor da Comunidade em 2018), “Africa is More international” (Premiação de Melhor Escritor em 2019). Em 2020, Henrique Sungo recebeu a distinção de melhor escritor africano pela African Autours Awards 2020.

“Durante a viagem encontramos pessoas que diziam: ‘Isto não é brincadeira de crianças. Não recomendamos fazer isso porque já vimos gente morrer’. Passamos dias a pensar nisso e então decidimos fazer essa viagem. Então, essa viagem está realmente a ser contada, antes de tudo, como eu a vivi”, sublinhou.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE