ESCRITOR JOFRE ROCHA PARTILHA VIVÊNCIAS

   ESCRITOR JOFRE ROCHA PARTILHA VIVÊNCIAS

Escritor Jofre Rocha partilha vivências

A partilha de conhecimento aconteceu à margem da homenagem ao escritor e político Jofre Rocha, realizada pela Brigada Jovem da Literatura de Angola (BJLA). Emocionado, o escritor agradeceu o gesto da BJLA pelo reconhecimento.

Jofre Rocha explicou que sempre gostou de escrever, porque a família tinha uma tradição de escrever. Por via desta cultura familiar, disse, ficou mais apaixonado pela escrita e foi inspirado pelo irmão mais velho que escrevia na época. “O meu irmão já tinha alguns textos publicados no jornal com o título ‘O Estudante’. Ele levava o jornal para casa, porque algumas vezes também tinha os seus contos. Daí comecei a imitar o meu irmão”.

O escritor contou que começou a escrever na cadeia, quando foi preso pela Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE). Recorda que os primeiros poemas foram escritos em pedaços de papel higiênico escritor recordou que o nome Jofre Rocha surge quando os textos que escrevia começaram a ser publicados no jornal Província de Angola, atualmente o Jornal de Angola. “Estando preso não poderia publicar os textos com o meu nome verdadeiro, senão os textos nunca seriam publicados, porque a PIDE não deixaria passar. Mas eu tinha um sistema com a minha mãe, quando trazia as minhas roupas, colocava lá o jornal e através desta via entregava os textos para serem publicados. Foi daí que surgiu o nome Jofre Rocha”, recordou.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE