ESCRITOR NITUECHENI AFRICANO DISTINGUIDO NA ÁFRCIA DO SUL
O escritor Nituecheni Africano, pseudónimo de Eugénio Afonso Gaspar, autor do livro “O imigrante da Web e suas tolices”, que conquistou no ano passado dois grandes prémios de referência na América Latina, vai ser homenageado hoje, com medalha de mérito da literatura africana, pelos seus feitos na literatura do continente berço.
O também embaixador da literatura em África, que trabalha na terra de Nelson Mandela, disse que foi convidado para participar de 23 a 25 do corrente mês, num evento instituído pela “NEW BOOK”, uma organização vocacionada a novos talentos da literatura africana.
Nituecheni Africano disse ao Jornal de Angola que estará a trabalhar durante três dias na África do Sul para participar no fórum de conectividade do livro, onde o seu maior desafio será o ensaio da realização da primeira edição da Bienal do livro África -Angola 2024, com sede na província do Huambo, que será nos dias 4 a 16 de Abril do corrente ano.
O acto de homenagem do escritor terá lugar hoje, às 10h15, no Teatro do Livro África do Sul, onde estarão presentes vários delegados, activistas culturais e escritores convidados de vários países africanos.
O escritor disse que já brevemente o Huambo acolhe a Bienal da Literatura Africana pela primeira vez, esta actividade vai servir de ensaio e troca de experiência, para garantir a presença dos escritores africanos, será o foco deste fórum cultural.
No último dia de trabalho de Nituecheni Africano, isto amanhã, vai fazer parte da inauguração da Biblioteca Comunitária de Joanesburgo baptizada com o nome do antigo estadista africano Nelson Mandela.
Esta Biblioteca Comunitária de Joanesburgo foi feita para o resgate e ensinamentos dos hábitos de leitura, exclusivamente para os sem-abrigo da região da cidade sul-africana.
Segundo fez saber, com a sua participação neste fórum, a literatura na província do Huambo sai a ganhar, porque é mais um caminho estruturado e aprendizado para se organizar melhor a primeira edição da Bienal do livro África-Angola 2024 com sede na província do Huambo.