Rádio Muzangala

ESPAÇO GALERIA DO SEMBA PODE RECEBER EVENTOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS DA EMBAIXADA DA SUÍÇA

 ESPAÇO GALERIA DO SEMBA PODE RECEBER EVENTOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS DA EMBAIXADA DA SUÍÇA

“Galeria do Semba”

O espaço “Galeria do Semba”, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, pode ser, em breve, o palco de realização das actividades culturais e artísticas da Embaixada da Suíça em Angola. 

De acordo com Dj Manya, em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, a proposta do embaixador Lukas Gasser, surgiu no final de uma visita guiada, que o diplomata sueco realizou na sexta-feira, à “Galeria do Semba”, a qual pretende transformar o espaço no local de eleição das actividades da Embaixada, devido ao simbolismo na conservação da história do semba.

Durante a visita, segundo Dj Manya, o embaixador mostrou-se entusiasmado pelo que encontrou no local e mostrou ser um conhecedor da cultura angolana, em especial, e africana, no geral. “O embaixador mostrou ser uma pessoa muito culta e que conhece a cultura angolana, os ritmos, as sonoridades, as danças e o Carnaval”, ressaltou.

Dj Manya referiu que o diplomata chegou mesmo a comparar as diferentes dinâmicas culturais entre ambos países. “Na conversa explicou que a nossa cultura assemelha-se muito à cubana, por ter uma cadência muito forte, dinâmica, muita variedade rítmica, diferente do seu país”, destacou.

De acordo com o Dj Manya, o espaço está aberto à novas propostas como forma de criar factos culturais e poder dar maior visibilidade, torná-la num local de encontros de gerações e culturais diferentes, na continuidade do que se pretende, este ano, com realizações periódicas de actividades culturais, capazes de difundir directa ou indirectamente a própria história do semba entre nacionais e estrangeiros.

Durante a visita guiada pelo músico Dom Caetano, o embaixador da Suíça em Angola, teve contacto com o espaço de documentação e informação constituído por fonogramas, fotografias, capas de discos, cartas, instrumentos musicais de executantes referenciais e outros testemunhos, dispostos por ordem cronológica na “Galeria do Semba”.Como um ritual do espaço, os turistas nunca saíram de mãos vazias da “Galeria do Semba”. Os gestores ofereceram algumas dikanzas em miniaturas e brindes como recordação.

No diálogo com Dom Caetano, um dos assessores, o diplomata Lukas Gasser, mostrou curiosidade em conhecer mais um pouco sobre o percurso artístico do “Rei” da música angolana, Elias diá Kimuezo e do músico Bonga. “Foi uma conserva agradável, sem aqueles formalismos impostos pela a diplomacia onde podemos aprender, também, um pouco sobre a cultura da Suíça”.

Explicou que o espaço está disponível para qualquer tipo de propostas que ajudem a promover e difundir mais, não apenas o semba, mas outros es estilos angolanos. “A realização desses encontros serve como factor necessário para a transmissão do conhecimento às novas gerações, bem como aos turistas estrangeiros que precisam ser os multiplicadores de conhecimento da origem e história do estilo semba”. A União Recreativo Kilamba (URK) foi fundada a 27 de Julho de 2015.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE