Rádio Muzangala

ESPECTÁCULOS DRAMÁTICOS RECRIAM A COLONIZAÇÃO E CONFLITOS NOS LARES

A história dolorosa da colonização dos africanos é o foco do espectáculo dramático “Fofartes”, a ser apresentado, hoje, às 19h00, no Elinga Teatro, na Baixa de Luanda, inserido na sétima edição do Circuito Internacional de Teatro (CIT), que decorre até Setembro deste ano.

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o director artístico do grupo, António Correia, disse que o espectáculo procura recriar o passado doloroso da escravatura e colonização dos angolanos, em particular, e africanos, no geral, pelo Ocidente.

Durante anos, explicou, o povo do território “Xiami”, nome fictício para recriar a peça, era uma sociedade tribal organizada, antes de ser dividida  devido ao processo de opressão ocorrido durante séculos imposto por um pirata que viaja do futuro para o presente. A resistência imposta pelos nativos na defesa territorial de “Xiami”, provoca vários conflitos, desde o militar ao choque de culturas. A assinatura de um acordo foi uma das soluções encontradas para restabelecer a paz local.  A peça tem a duração de 40 minutos e é apresentada pelos actores Marizandra Fernandes e Daniel Paulo.

O grupo Fofartes foi fundado no dia 2 de Agosto de 2008, no Cazenga. Tem dez actores e um repertório com as peças “Amor Complicado”, “A Dor do Desejo”, “O que Precisavam Sonhar para Aprender” e “Tudo por um Beijo”.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE