Rádio Muzangala

“FESKIZOMBA ANGOLA” RENDE TRIBUTO AO MÚSICO DOM CAETANO PELOS ANOS DE CARREIRA

 “FESKIZOMBA ANGOLA” RENDE TRIBUTO AO MÚSICO DOM CAETANO PELOS ANOS DE CARREIRA

“Feskizomba Angola”

A gala de eleição do vencedor da 14ª edição do concurso de música “Feskizomba Angola” realiza-se no dia 10 de Novembro, no Royal Plaza Hotel, Talatona, em Luanda, com a participação de 18 candidatos, um representante por cada província do país.

Os prémios estão garantidos pelas instituições parceiras, com o apoio institucional do Ministério da Cultura e Turismo. Os três primeiros classificados vão beneficiar de valores monetários ainda por definir e certificados de participação.

A edição deste ano, como as anteriores, não vai registar duplas, apenas finalistas individuais, considerada pela organização como a maior concorrência das províncias, comparada com as anteriores. Nesta edição foram convidados para animar a festa o músico Flay e a dupla Nono (guitarrista) e Linda (vocalista), que são casados há 23 anos.

Os finalistas foram apurados entre 70 concorrentes escolhidos por todo o país, “o que representa uma taxa positiva, comparativamente às edições anteriores”, detalhou Aníbal Silva, promotor do festival, numa promoção da organização “África Cultura”.

Requisitos como a interpretação, voz, instrumental, movimentação em palco, e o principal critério é a avaliação do júri. Os concorrentes, explicou, tiveram que apresentar um tema gravado em disco para serem avaliados. “Notamos que muitos dos temas apresentados não são exactamente composições no estilo kizomba, mas por falta de concorrentes, tivemos que optar pela introdução de alguns concorrentes cujos temas se assemelham aos padrões do regulamento do concurso”.

Aníbal Silva afirmou estarem criadas as condições para eleger os vencedores, “embora surjam ainda algumas situações que precisam de ser melhoradas até à gala final. A ideia é ajudar a dar visibilidade e projecção aos novos valores, por acreditar no potencial artístico da juventude angolana”.

Segundo Aníbal da Silva, o concurso tem como objectivo a descoberta de novos talentos do estilo kizomba para serem projectados no mercado nacional. “Esperamos que os finalistas possam dignificar o concurso que tem ajudado a promover não apenas o estilo kizomba, mas os próprios intérpretes”.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE