FESTIVAL BALUMUKA DISTINGUE PARTICIPANTES
A cerimónia de outorga de certificado de participação aos intervenientes do primeiro Balumuka-Baluarte da Música Angolana, uma iniciativa da ONART e Jorge Mulumba, que decorreu de 7 a 11 de Abril deste ano, e o lançamento da segunda edição do evento, realizam-se sábado, a partir das 18h00, no Palácio de Ferro, em Luanda.
A cerimónia contará com presenças de convidados e grupos que durante quatro dias participaram na primeira edição do festival. A cerimónia terá como primeiro momento, a exibição de um vídeo retratando os vários momentos da primeira edição do festival, seguido da entrega dos certificados aos participantes e uma pendrive com os dados biográficos e arquivos do Balumuka.
Depois será apresentado a II edição do Festival Balumuka-Baluarte da Música Angolana. O encerramento acontecerá com um momento musical a ser animado por grupos que actuaram no festival, nomeadamente Nguami Maka, Kumby Ly Xia, MM Yetu, Nguza Ku Marimba, Ngana Munana, Lírios, Doi do Sueto, Dilangues de Ambaca, Jabakana, Jovens de Caculama, Mlamabas do Lombe, Lubazu do Cuale, Tua Moneca, Kudimuena Kota, Grupo Vindjomba, Mizangala, Kamba dya Muenho, Família Chiclé e Brilhantes de Kiwaba Nzoje.
O Festival Balumuka-Baluarte da Música Angolana, um evento dedicado a música de raiz angolana, visa a valorização dos artistas e instrumentos que marcam esta corrente rítmica. O evento, também, é alargado à realização de palestras e oficinas de construção e execução de instrumentos.
O festival é uma homenagem ao jornalista Amaro Fonseca, que se notabilizou na Rádio Luanda, com o programa Balumuka (acorda), referência das manhãs e foi responsável pela projecção de muitos artistas da música tradicional.