“FIFA 23” ATUALIZA A MARROQUINA NOUHAÏLA BENZINA COM O SEU HIJAB
A “FIFA 23” actualizou o modelo de jogadora da defesa marroquina Nouhaïla Benzina para incluir um hijab, depois de esta ter usado o véu islâmico no Campeonato do Mundo Feminino. Mas porque é que o hijab continua a ser um tema tão controverso no futebol?
Durante o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino da FIFA 2023, a jogadora marroquina Nouhaïla Benzina fez história ao ser a primeira a disputar um jogo do Mundial com o véu islâmico na cabeça.
Na última actualização do “FIFA 23”, denominada Title Update 16, a EA Sports actualizou o modelo da jogadora Benzina para lhe dar um hijab.
A série FIFA incluiu equipas internacionais femininas pela primeira vez no FIFA 16, com o FIFA 2023 a tornar-se o primeiro jogo a incluir também equipas de clubes femininos.
“Temos a visão de ligar não só os 150 milhões de fãs que temos agora, mas mil milhões de fãs”, disse o vice-presidente e produtor executivo da Electronic Arts, John Shepherd. “Queremos que este jogo e esta marca, este clube, este ecossistema, recebam toda a gente.” O próximo jogo da EA, no entanto, não se chamará FIFA, com a série a ser rebatizada de EA Sports FC 24, na sequência de problemas com a reaquisição da licença FIFA. O jogo deste ano, EA Sports FC 24, irá alegadamente incluir mulheres no modo Ultimate Team, que é a marca registada do jogo, permitindo aos jogadores criar equipas com jogadores masculinos e femininos