Rádio Muzangala

FILIPE ZAU PROMETE VOLTAR E TOCAR COM O REI DA MÚSICA ELIAS DYA KIMUEZO

 FILIPE ZAU PROMETE VOLTAR E TOCAR COM O REI DA MÚSICA ELIAS DYA KIMUEZO

Músico e compositor Filipe Zau

O músico e compositor Filipe Zau, actual ministro da cultura e Turismo, prometeu voltar a ter uma performece com o Rei da música angolana, Elias Dya Kimuezo, depois de visita ao colega na sua residência, “Sempre que existir possibilidade, eu hei-de voltar aqui, disse.

O responsável máximo da Cultura prometeu voltar a visitar o rei da música angolana. “Prometi voltar para estar com ele e tocar um bocadinho, mas nunca é uma visita oficial porque não o faço aos colegas. Venho saber como ele está e solidarizar-me com a velhice dele, é uma das maiores referências da música e cultura do país e, portanto, não deveria deixar de vir aqui”.

O ministro da Cultura e Turismo destacou a relação com o “Rei Elias” fora do actual cargo governamental. “Vim como amigo, músico e colega de profissão, que somos há muito tempo, e como membro da UNAC, associação que estamos na base da sua criação no Museu de História Natural”.

Filipe Zau justificou a visita noutra vertente, nos seguintes termos: “A composição é algo que Elias dya Kimuezo desenvolveu e eu o faço à minha maneira. Portanto isto faz com que a gente se venha visitar e de ter um pouco de convívio, e aproveitei agora que tive um pouco de pausa depois de sair do Palácio Presidencial”.

O ministro não deixou de abordar o estado de saúde do rei da música angolana. “Estou preocupado e ao mesmo tempo satisfeito porque vejo que tem uma esposa que o trata muito bem e pela idade que tem, 87 anos, eu acho que está muito bem e rijo”.

Filipe Zau apelou a mais união entre a classe artística, pois como sublinhou: “Penso que nós, músicos, devemos procurar ser mais solidários com o nosso amigo e colega mais velho. Visitá-lo mais vezes e distraí-lo aqui, trazer os instrumentos, tocar e conversar com ele, porque isto é que dá vida ao artista, que é ouvir música e a história. Isto ajuda a passar o dia e não estar a pensar na doença, o que não é bom. Portanto, sempre que existir possibilidade eu hei-de voltar aqui e prometi voltar para estar com ele e tocar um bocadinho, mas nunca é uma visita oficial, porque não faço visitas oficiais aos meus colegas”.

Na manhã do último domingo, o casal Elias dya Kimuezo e Suzana Cadete, residentes na Urbanização Nova Vida, receberam uma comitiva de amigos e jornalistas que também visitaram e conviveram com o rei da música angolana. Da Rádio Nacional de Angola, Isaías Afonso, realizador e apresentador do Poeira no Quintal, e dois dos colaboradores do programa, os músicos e compositores Raúl Tollingas e Xabanú. Da Rádio Cultura Angola esteve a jornalista Elisa Coelho da Cruz, o saxofonista Beto Sassa e a equipa do Jornal de Angola.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE