GALERIA RESILIART ANGOLA ARRANCA COM “DIPANDA”
“Dipanda” é o título da exposição colectiva patente, desde sexta-feira, na Galeria Resiliart Angola, no Shopping Fortaleza, em Luanda, em alusão ao dia da Independência Nacional, tendo marcado a abertura do primeiro espaço expositivo desta iniciativa, na capital do país.
O director da American Schools of Angola, Marcos Agostinho, disse, na cerimónia de abertura do espaço, que a galeria foi criada com o propósito de proporcionar um lugar onde os jovens artistas possam expor e apresentar as suas criações para o público amante das artes.
Segundo Marcos Agostinho, por ser um espaço expositivo, a abertura da Galeria Resiliart Angola foi acompanhada pela inauguração da mostra “Dipanda”, que reúne onze obras, da autoria dos artistas da Resiliart, que levam os visitantes a reflectir sobre “O impacto da Independência de Angola para a paz Pan-Africana”, em virtude da celebração de mais aniversário da nossa Independência.
Este projecto, disse, impacta, também, na vida de muitos jovens criadores que não têm conseguido um espaço para expor os seus trabalhos. O projecto Resiliart Angola é uma parceria entre a American Schools of Angola, a Bienal de Luanda-UNESCO e o Shopping Fortaleza.
O Resiliart é um movimento global criado pela UNESCO, no início da crise sanitária. Em Angola, a American School of Angola (ASA), em parceira com a UNESCO e o Executivo angolano uniram-se e lançaram o projecto de empoderamento de jovens artistas mais afectados pela crise, com o intuito de dar voz, apoiar, criar oportunidades e mitigar os efeitos económicos e socioculturais, causados pela Covid-19. Desde a sua criação, há dois anos, o projecto tem vindo a impactar na vida de muitos jovens artistas.
O Shopping Fortaleza é a única grande superfície comercial no Centro da cidade de Luanda, localizado na Baía de Luanda, e que tem apostado em actividades sociais e culturais que promovam as artes e a integração de artistas.