GOETHE-INSTITUT ANGOLA LANÇA PROGRAMA PARA FORMAR ARTISTAS NA ALEMANHA
O Goethe-Institut Angola e a Universidade de Belas Artes de Hamburgo lançaram um programa de residência artística destinado a artistas angolanos residentes em Angola, para formação no país europeu durante cinco meses, anunciou hoje a instituição alemã.
Segundo o Instituto Cultural Alemão, o programa de residência artística, cujas candidaturas decorrem até 01 de novembro próximo, terá duração de cinco meses (entre abril e agosto de 2024) e são elegíveis artistas angolanos residentes em Angola com idades entre os 25 e 38 anos.
O programa, denominado “Art School Aliance”, é direcionado apenas para artistas que falem inglês ou alemão e inscreve-se nas ações de intercâmbio internacional lançado em 2010 pela Universidade de Belas Artes de Hamburgo.
Intensificar as ligações e o intercâmbio entre instituições de arte, estudantes de arte e jovens artistas de todo mundo constituem objectivos deste programa.
De acordo com o Goethe-Institut, órgão afeto à Embaixada da Alemanha em Angola, o artista seleccionado terá a oportunidade de colaborar com os estudantes e professores da referida universidade alemã durante o semestre de verão de 2024.
Num curso que tem o carácter de um seminário ou workshop, observa o instituto alemão, o artista selecionado vai explorar, em conjunto com estudantes de todos os departamentos da universidade, um campo artístico e uma prática da sua eleição.