Rádio Muzangala

HISTÓRIA TRÁGICA DE UMA ZUNGUEIRA DÁ ORIGEM AO ESPECTÁCULO “ITANDA”

 HISTÓRIA TRÁGICA DE UMA ZUNGUEIRA DÁ ORIGEM AO ESPECTÁCULO “ITANDA”

Palasa Dance Company

A Palasa Dance Company apresenta, nos dias 13, 14 e 15 deste mês, às 19h00, na Casa das Artes, no Talatona, em Luanda, a segunda temporada do mais recente espectáculo de dança contemporânea, denominado “Itanda”, com base na história trágica da zungueira Juliana Jacinto Félix, conhecida como “Juliana Cafrique”, em 2019.

Morta, acidentalmente, aos 28 anos, a jovem, natural do município do Libolo, província do Cuanza-Sul, foi assassinada por um agente da Polícia Nacional, na Avenida 21 de Janeiro, bairro Rocha Pinto, em Luanda, e a sua história de vida serviu como pano de fundo do espectáculo “Itanda”, em homenagem a todas as mulheres batalhadoras.

“Itanda” (palavra na língua nacional kimbundu, que se significa praça, em português), é um espectáculo dirigido e coreografado por Aneth Silva, que teve a estreia no dia 2 de Julho do corrente ano. O espectáculo é encenado por nove bailarinos e reflecte sobre a importância do mercado informal para a sociedade. Uma actividade que se tornou base para o sustento de grande parte das famílias angolanas, tendo as mulheres um papel fundamental neste processo.

Segundo a coreógrafa Aneth Silva, “Itanda” traz ao palco as expressões de um cenário emblemático reconhecido pela grande maioria dos angolanos. A beleza da praça, disse, vem traduzida nas gírias, no jeito de falar, de andar e está na expressividade do gargalhar, nas estigas mais comuns e no vestir característico e identitário dos angolanos.

Aneth Silva explicou que esta é, também, mais uma oportunidade de mostrar a praça como um símbolo da resiliência dos angolanos. ” É um espectáculo que procura trazer à reflexão, uma força que vem do ventre e representa o solo fértil desta terra que ultrapassa as barreiras do possível”, argumentou.

Explicou que a companhia de dança contemporânea Palasa já montou três espectáculos desde a fundação em 2018, com nove temporadas e 24 sessões entre Luanda e África do Sul.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE