Rádio Muzangala

JORNALISTA RICARDO PRATA LANÇA “CALK -MAHEZU” CLUBE DE AMIGOS DA LÍNGUA NACIONAL KIMBUNDO

 JORNALISTA RICARDO PRATA LANÇA “CALK -MAHEZU” CLUBE DE AMIGOS DA LÍNGUA NACIONAL KIMBUNDO

Projecto Clube de Amigos da Língua nacional Kimbundu”CALK-Mahezu”

O Jornalista Ricardo Prata lançou em Malanje o projecto Clube de Amigos da Língua nacional Kimbundu”CALK-Mahezu”,no acto fez-se presente o Vice-governador de Malange para o Sector Político, Económico e Social, Domingos Eduardo. 

Na ocasião o vice-governador de Malanje chamou a atenção à sociedade para a necessidade da preservação das línguas maternas, que correm um grande risco de desaparecimento, devido à fraca ou quase nula utilização na comunicação diária, particularmente pelos mais jovens.Domingos Eduardo chamou também para a necessidade de vencer o estigma, a vergonha e mesmo alguma discriminação, “por utilizarmos as nossas belas línguas maternas e de que nos devíamos orgulhar, porque são expressões do que de mais sublime e rico existe na nossa cultura”, completou.

Ao enaltecer a iniciativa do Clube de Amigos Mahezu, o vice-governador considerou que isso iria permitir a divulgação e ensino da língua, a participação nas políticas educativas, não apenas no ambiente escolar, mas em todos os sectores da sociedade, com a mobilização de todos os amigos e falantes em diversos estratos sociais da província, região e do próprio país. A realização de conferências, colóquios, palestras, debates e outras iniciativas, como a investigação científica, a valorização e respeito pelos símbolos e deveres patrióticos, seriam outros caminhos a seguir para a promoção das línguas maternas.

O mentor do projecto, o jornalista Ricardo Prata, referiu que a organização ora proclamada, com sede em Malanje, vai, também, ter representações nas demais províncias da região ambundo, nomeadamente Luanda, Cuanza-Norte e Cuanza-Sul, Bengo e Uíge. Por outro lado, explicou que o surgimento do clube coloca ponto final ao Fã Clube dos Ouvintes do Programa Mahezu, emitido de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 7h00, na Rádio Ecclesia – Emissora Católica em Malanje, instituição criada aleatoriamente pelos ouvintes para a criação de uma proximidade entre os ouvintes e a equipa de locutores de rádio.

 Para o chefe do Serviço Provincial da Provedoria de Justiça em Malanje, Manuel Campo, é necessário que os jovens abracem o projecto, porque, aos poucos a língua Kimbundo está a desaparecer. “Temos que preservar a nossa cultura, porque um povo que não preserva a sua cultura não merece ser tratado como povo. Temos de preservar a língua Kimbundo, que é a expressão do grupo Ambundo. Queremos que as novas gerações, nós os líderes das famílias, enfim, cultivemos a cultura da língua Kimbundo, para que daqui a mais 100 anos a nossa língua persista”, precisou.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE