MAIS DE 30 ARTISTAS SELECCIONADOS NA 19ª EDIÇÃO DO LUANDA CARTOON
São no total 38 participantes, entre artistas e estúdios, nacionais e internacionais, os seleccionados para participar na 19ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação “Luanda Cartoon”, cuja gala de abertura está agenda para hoje, às 18H00, no Instituto Camões.
Na lista de cartoonistas, ilustradores e banda desenhistas, constam nomes de angolanos com presenças regulares e estreantes no evento. Entre os artistas, de várias gerações, estão o veterano Horácio da Mesquita, Nelson Paim, Júlio Pinto, Olímpio de Sousa, Lindomar de Sousa e Tché Gourgel.
O evento vai decorrer no Camões – Centro Cultural Português e n Belas Shopping, e vai integrar ainda trabalhos de Altino Chindele, Breno Lima, Dom Samu, Eliseu, Fortunato Manuel, Gervásio Sambambi, Gelson Kardoso, Jack, Jazavel Comics, João Van-dúnem, José Teles Gicartes, Josué Jubileu, Machai Ferreira, Maisha Quinta, Mesaq, Nádia, Nelo Tumbula, Paulo Airosa, Paulo Borges, King André, Kuluma Vision, Toivo Avelino, e Virgílio Israel.
Os estúdios Angola Digital HD Comixs, Boncomixs, Bwetoons, e Nó Emotion têm, também, trabalhos de sua autoria no evento, que acontece este ano com o lema “Economia Azul”.
Além dos angolanos, participam presencialmente Jérémie Nsigui e Mola Boyika, da República Democrática do Congo, Lúcio Oliveira e Rafael Coutinho, do Brasil.
Portugal será representado pela artista Teresa Pestana, que estará ausente no evento, mas os trabalhos estarão numa das salas de exposição.
O certame promove exposição de banda desenhada (BD), caricaturas, cartoon, conversa aberta, palestras, exibição de filmes de animação nacional, lançamento de revistas e fanzines de BD, workshops, mesas-redondas com autores e leitores e oficinas de desenhos.
O Luanda Cartoon é um festival que nasceu da iniciativa dos irmãos cartoonistas Lindomar de Sousa e Olímpio de Sousa, e teve a sua origem nos anos 90, com um encontro regular de jovens para promoção de exposições de Banda Desenhada nas galerias de Luanda, com o objectivo de promover os trabalhos e desenvolver a Banda Desenhada e o Desenho Animado produzido em Angola.
O evento realiza-se anualmente e até agora já reuniu mais de mil talentosos artistas em cartoon, ilustradores e animadores.
O Festival “Luanda Cartoon”, que ao longo dos anos congrega todas as idades, entre crianças, adolescentes e adultos, é um dos maiores eventos culturais e artísticos do país.