MINISTÉRIO DA CULTURA E TURISMO HOMENAGEIA ARTISTAS E FUNCIONÁRIOS
O Ministério da Cultura e Turismo realizou, quinta-feira, em Luanda, uma cerimónia para homenagear algumas entidades artísticas que têm se destacado ao longo dos últimos anos, bem como distinguir quadros daquele órgão, pela dedicação e profissionalismo.
Ao todo, foram outorgados diplomas para nove artistas e dez funcionários, que receberam das mãos do ministro da Cultura e Turismo, Felipe Zau, e da secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, diplomas de mérito, como reconhecimento das acções realizadas em prol do desenvolvimento da cultura nacional.
Entre os artistas homenageados constam Ana Clara Guerra Marques, bailarina, coreógrafa e directora da Companhia de Dança Contemporânea de Angola,Artur Carlos Pestana dos Santos “Pepetela”, pelo facto de as obras publicadas reflectirem a história moderna de Angola e também o realizador Óscar Gil.
Igualmente foram contemplados o grupo musical os Lírios, a dupla musical Duo Canhoto, a produtora de eventos culturais “Nova Energia”, de Yuri Simão, o músico Matias Damásio, poeta e escritor Ndalu de Almeida “Ondjaki”, e a União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC).
O ministro da Cultura e Turismo, Felipe Zau, mostrou-se satisfeito com a cerimónia, justificando que surgiu no sentido de contemplar “as relíquias” angolanas do ramo das Artes que têm engrandecido a cultura angolana. “O ministério realizou essa cerimónia, muito simples, mas que espero que seja bastante representativa para nós, como detentores da mesma história como nação. A intenção é passar a mensagem que todos somos importantes”, disse.
O ministro sublinhou, ainda, que o ramo Cultural, quer do ponto de vista artístico, quer institucional, está disposto a abraçar quem para ela quer contribuir.
O presidente da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), Zeca Moreno, considerou a actividade especial, muito, também, por ser numa altura em que a cultura interna alcançou “um grande feito”, com a atribuição da Carteira Internacional do Artista. Para si, o evento foi mais uma forma de mostrar que as instituições competentes muito têm trabalhado na valorização e expansão da cultura.
“É realmente aprazível ver a forma como o Ministério da Cultura se preocupa com os artistas e aqueles que fazem parte do órgão, porque essa homenagem é extensiva aos funcionários da instituição”, disse. Para Zeca Moreno, esta iniciativa vai motivar a classe artística a dedicar-se mais, por ser um claro reconhecido do seu trabalho.
Na ocasião, Óscar Gil disse estar muito feliz pelo reconhecimento, salientado que o país precisa trabalhar em termos culturais, visto que ainda há muito a fazer.
A actividade contou com um momento cultural proporcionado pelo ritmo e melodia do grupo musical Semba Muxima. A cerimónia de outorga de diplomas de mérito aos artistas e funcionários do Ministério da Cultura enquadra-se no leque de actividades sobre as celebrações do Dia da Cultura Nacional, assinalado a 8 de Janeiro.