MINISTRO DA CULTURA E TURISMO AUSCULTA AUTORIDADES TRADICIONAIS
O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, trabalhou, terça-feira (15), na vila de Cazombo, sede do município do Alto-Zambeze, Moxico, onde manteve contactos com as autoridades tradicionais locais.
Em declarações à imprensa, na sua chegada ao aeroporto Comandante Dangereurx, no Luena, Filipe Zau afirmou que a deslocação a Cazombo visou, essencialmente, manter contactos com as autoridades tradicionais daquela circunscrição administrativa.
O ministro da Cultura e Turismo sublinhou que, para além de conhecer as potencialidades turísticas da região, um dos objectivos da sua deslocação a Cazombo é de constatar a realidade dos problemas do povo Luvale, por ser uma etnia muito rica no ponto de vista cultural. Filipe Zau defendeu uma maior divulgação das informações na língua Luvale por parte dos órgãos de comunicação social, no sentido de valorizar a cultura angolana.
Finalmente, o ministro da Cultura e Turismo manifestou a sua satisfação pelo facto de uma tribo rica em aspectos culturais e histórico, ser dirigida por uma mulher, situação que considerou inédita no contexto actual.
Para além de um encontro com a rainha Nhacatolo, Filipe Zau perspectiva auscultar o Rei Mwene Mbandu IV da etnia Bundas e o regedor Chinuque da comunidade Lunda Ndembo.