MUNICÍPIO DO CACHIUNGO SERÁ O PALCO DO CONCURSO DE MÚSICA QUE ACONTECE NO HUAMBO
No âmbito da promoção e massificação da música angolana a província do Huambo deu início, esta semana, as inscrições de um concurso de música para os artistas locais. Pela primeira vez o evento acontece fora da sede capital, sendo o município do Cachiungo escolhido.
Nesta fase está a decorrer o processo de selecção do corpo de jurados que vai acompanhar as fases municipal e provincial. Numa altura em que abertura das inscrições, para os artistas dos 11 municípios, foi autorizada pela direcção da Cultura do Huambo.
O responsável da Cultura no Huambo, Pascoal Pedro Nhanga, avançou que a fase de selecção dos representantes dos 11 municípios decorre de 15 a 25 de Setembro, em que os candidatos vão competir para se encontrar o representante da província no Variante nacional.
Sobre as inscrições Pascoal Pedro Nhanga assegura que “a escolha dos candidatos ao (Variante edição 2023) é um processo aberto sem burocracia, onde cada músico se dirige na repartição de cultura e regista a sua música, obedecendo todos os pressupostos do regulamento”, recomendou.
Para a fase provincial do Variante vão estar presentes 11 concorrentes, correspondendo ao número de municípios e mais cinco músicos convidados no evento, onde se destaca a Edna Mateia, Mamã Gepele, Os Picantes, a dupla Grande Nico e Tiagão, estes dois últimos representantes da província na gala do Top dos Mais Querido deste ano.
O responsável da Cultura lembrou ainda que os prémios vão ser atribuídos para os três primeiros lugares, cujo valor ainda não foi revelado, estando a comissão organizadora a estudar as modalidades.
O vencedor da fase provincial da edição 2023, que vai decorrer no dia 1 de Outubro, no município do Cachiungo, vai representar a província, na gala nacional do Variante na capital do país, no mês de Novembro. “O Huambo precisa trabalhar com muita força, para que se escolha um candidato que represente dignamente a província, uma vez que já tivemos vários títulos conquistados e realizamos aqui galas nacionais”, revelou.