MÚSICO LEOKENY FALECEU SÁBADO EM LISBOA
O músico e produtor angolano, Leonel Dimbulukeny mais conhecido por Leokeny morreu no sábado, 1 de Outubro, em Lisboa, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Segundo informações partilhadas nas redes sociais, por amigos e pessoas próximas, o artista terá sido internado de emergência após um ataque de AVC enquanto dirigia uma viatura. Consequentemente, teve que ser submetido a intervenções cirúrgicas, mas não resistiu por muito tempo e acabou por falecer neste sábado.
Leokeny nasceu no Lubango. Começou a carreira em bares através de covers, após ter vencido o prémio ”Variante 2005” um festival de música popular angolana, gravou o seu 10.º CD “Troféu” pela LS Produções e cedeu ao B26 para agenciamento. Igualmente arrebatou prémios de ”Melhor artista de R&B” em 2008 pela Casa Branca Awards e ”Artista Masculino” do Angola 350. Em 2012 criou a sua label ‘Dimbulukeny Entertainment’ e muda-se para Lisboa para onde deu continuidade aos estudos em Gestão de Empresa e aproveitou dar uma pausa na carreira musical.
O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, endereçou, este domingo, em Luanda, sentimentos de pesar à família do músico e produtor angolano, Leonel Dimbulukeny, vulgo Leokeny de nome artístico, pelo seu passamento físico, ocorrido sábado, em Lisboa, Portugal.
Numa nota de condolências, o ministro escreve que “foi com muita tristeza que tomou conhecimento da morte do músico e produtor angolano, Leokeny, vítima de doença, no passado sábado, em Portugal, tendo em nome do colectivo de trabalhadores do seu pelouro, endereçado à família enlutada os sentimentos de pesar”.
Conhecido pelo romantismo das suas composições e a forma de interpretar, Leokeny era filho da cidade do Lubango e fez a sua formação académica na Namíbia. Em 2002, passou a residir em Luanda, para trabalhar na vida artística, e em 2005 venceu o Festival de Música Popular “Variante”.
Foi também distinguido como “Melhor artista de r&b” em 2008, pela Casa Branca Awards e “Artista Masculino” do Angola 350. Em 2012 criou a sua label ‘Dimbulukeny Entertainment’ tendo-se posteriormente mudado para Portugal, onde deu continuidade aos seus estudos em Gestão de Empresas.