MUZONGUÊ DA TRADIÇÃO ARRANCA EM GRANDE ESTILO
O Muzonguê da Tradição realizado, domingo, no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, em Luanda, marcou o arranque em grande estilo da temporada 2023.
Robertinho, Fiel Didi, Calabeto e Augusto Chacaya, com o suporte da Banda Movimento, foram os escolhidos para a “farra” vivida e sentida na primeira edição do ano, que também comemorou o Março Mulher, em alguns temas.A Banda Movimento fez as honras da casa, depois de Dom Caetano saudar os primeiros convivas e entusiastas da música angolana presentes. No alinhamento destaque para “Suzana”, “Zito Mona-mi”, “Vinito”, “Titilá” e “Tas Stalar”, temas que fizeram a ligação com os primeiros convidados do dia.
As interpretações estiveram a cargo de Mister Kim, Massoxi, Dorgan e Kintino. A execução com os companheiros: Miguel Correia (percussão), Chico Madne (teclado), Nininho (teclado), Teddy Nsingui (viola solo), Mias Galheta (baixo), Beth Tavira (coro) e Romão Teixeira (bateria), com outro motivo para celebrar na tarde de domingo, o seu dia do aniversário.
A Banda Movimento tem dois álbuns no mercado “Espontaniedades” e “Kufikissa”, nos quais encontramos sucessos como “Pelenguenha”, “Tia”, “N’gunlungo”, “Josefa” e “Ta Stalar”, nas suas apresentações é frequente a interpretação de clássicos da música nacional e as vezes estrangeiras. É das formações mais solicitadas para os projectos de resgate dos ritmos nacionais e tem trabalhado com as principais referências da música angolana do passado.
A influência da música latina em Kota Bwé ficou patente em “Ngui Dya Ngui Nua”, o constante rejuvenescimento em “Bomba”, numa partilha com Mister Kim, e para fecho a opção foi uma rapsódia com alguns dos principais sucessos da vertente semba. António Miguel Manuel Francisco “Calabeto” começou aos 13 anos na Turma do Rio de Janeiro e depois teve passagem pelos Muzangola, Águias Reais, Kissanguela, com colaborações dos Kiezos, Jovens do Prenda e outras formações.
No encerramento do evento foi manifestada a vontade do público para um regresso com periodicidade mensal do Muzonguê da Tradição no Centro Recreativo e Cultural Kilamba. Dom Caetano, porta-voz do evento, garantiu que tudo está a ser feito para que os convivas não fiquem muito tempo sem desfrutarem o ambiente de festa e de família que se tornou o Muzonguê da Tradição.