NÚCLEO MUSEOLÓGICO SERÁ CRIADO NO CUNENE
O governo da província do Cunene vai criar, ainda este ano, na cidade de Ondjiva, um núcleo museológico para a conservação e valorização do património cultural local, com o propósito de garantir a preservação do acervo que representa o mosaico socio-cultural dos grupos etno-linguísticos locais.
Segundo o vice-governador do Cunene para sector Político, Social e Económico, Apolo Ndinoulenga, que prestou a infirmação ao Jornal de Angola, neste momento, o projecto encontra-se na fase de aquisição de peças que identificam a cultura dos povos Ovambo e Nyaneka Humbe e de outros patrimónios culturais nacionais.
Apolo Ndinoulenga disse ser necessário a elaboração de uma estratégia de investigação científica sobre os hábitos e costumes da população do Cunene que constitui um dos meios para que o património histórico-cultural seja preservado.
O governante considera que a riqueza cultural da província do Cunene se encontra dispersa, tendo em conta a origem dos povos que se fixaram neste território.
O vice-governador do Cunene para sector Político, Social e Económico sugeriu uma investigação científica sobre os fundamentos históricos e filosóficos de algumas manifestações culturais tradicionais do povo daquela província, com destaque para “Efundula, Efiko (festa de iniciação feminina em Okwanhama e Humbe), Ekwenje, Epacha (nascimento de gémeos) e Ekululo (corte do primeiro cabelo), como forma de perpetuar a identidade da população desta região.