PAISAGENS E RETRATOS DE LUANDA EM EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA
Apresentar inovações em diferentes expressões artísticas é a máxima defendida pelo artista plástico, Hermenegildo Kindala, cujas obras fotográficas fazem parte de uma exposição colectiva, patente, desde quarta-feira, no auditório Afonso Van-Dúnem Mbinda, em Luanda.
Hermenegildo Kindala partilha o espaço da exposição, no edifício kilamba, como colega wilson mbiavanga, numa mostra denominada “kindala & Mbiavanga expo”, cada com 25 fotografias.
“Além de fotos de paisagens e retratos, tenho-me dedicado à reciclagem fotográfica, uma técnica que permite manter intactas as imagens e o suporte fotográfico, faço performances, com o intuito de inovar sempre, para me distanciar do que tem sido comum”, defendeu, ontem Hermenegildo Kindala, em declarações ao jornal de angola.
O ponto focal de Hermenegildo Kindala é fotografia, “mas procuro fazer sempre algo diferente do que é comum”, sustentou. O mesmo não acontece com o seu colega, Wilson Mbiavanga, que fez estreia nessa modalidade. Segundo Hermenegildo, Wilson trabalha em cinema, organiza festivais e mostras nos estados unidos.
Os motivos das fotografias são paisagens urbanas de luanda, retractos, ambientes rurais, intimistas, cujos rostos são crianças, jovens, adultos e idosos, em diferentes momentos do quotidiano. Os artistas defendem que se trata de fotografias inéditas, com múltiplos motivos capturados em momentos ímpares.