PALCO DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE SERÁ O ‘PALCO ALL’ DO ROCK IN RIO
O palco da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – por onde o Papa Francisco passou e do qual celebrou missa no Parque Tejo Trancão – vai ser usado no Rock in Rio Lisboa, em junho de 2024, ‘transformando-se’ no ‘Palco All’. Ao lado, será colocado o ‘Palco Mundo’, considerado o maior do festival.
Festival vai transitar do Parque da Bela Vista para o Parque Tejo Trancão, que acolheu este ano a Jornada Mundial da Juventude.
O próximo festival, recorde-se, vai transitar do Parque da Bela Vista para o Parque Tejo Trancão, que acolheu este ano a Jornada Mundial da Juventude.
Na ‘nova morada’, o Rock in Rio terá a mesma capacidade do Parque da Bela Vista – 80 mil pessoas -, mas a área total será maior, para acomodar cinco palcos (incluindo o polémico palco da JMJ) e área de entretenimento.
Recorde-se que a 10.ª edição do Rock in Rio Lisboa, que assinala os 20 anos da presença deste festival em Portugal, está marcada para os dias 15, 16, 22 e 23 de junho.
O primeiro artista confirmado é o britânico Ed Sheeran, que atuará no dia 16 de junho de 2024. O cantor britânico actuou pela última vez em Portugal em 2019, no Estádio da Luz, onde realizou dois concertos que esgotaram.
O ‘palco-altar’ da polémica
No Parque Tejo Trancão, cuja área é repartida entre os municípios de Loures e de Lisboa, foi construído um ‘palco-altar’ para a JMJ, que esteve envolto em polémica devido ao investimento municipal inicialmente previsto de 4,2 milhões de euros, e que acabou depois reduzido para 2,9 milhões de euros.
Durante a JMJ, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, disse, em declarações à RTP, que o ‘altar-palco’ seria utilizado, “no futuro, para ‘shows’, para tudo aquilo que sejam grandes eventos”.
Em Setembro, a zona de Loures do parque acolheu a Semana Académica de Lisboa, que estava marcada entre os dias 22 e 30, mas acabou por ser interrompida no dia 26 e adiada para maio de 2024.