PENSAMENTO CULTURAL DE AGOSTINHO NETO EM LIVRO

Departamento da Acção Cultural
“O Pensamento Cultural do Dr. Agostinho Neto” é o título da mais recente obra, em memória ao primeiro Presidente de Angola, lançada sexta-feira, no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda.
Segundo o responsável máximo do Memorial, António Fonseca, a presente obra integra diversos discursos de várias entidades do país, artigos e intervenções de cidadãos angolanos que falaram no colóquio sobre o Dr. Agostinho Neto, que foi sublime em outras áreas sociais, nomeadamente a política, medicina e relações internacionais.
Ao fazer a apresentação da obra o docente da Universidade Agostinho Neto Benjamin Fortunato explicou que a obra está dividida em cinco partes, sendo a primeira a nota de apresentação assistida por António Fonseca, a segunda a “Introdução”, que faz referência ao colóquio, a terceira é sobre “Discurso de abertura”, da antiga ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, actual presidente da Assembleia Nacional, no acto da homenagem do 40° aniversário de morte e a quinta e última parte contempla dez anexos, com extractos de textos do Poeta Maior e do insigne homem da cultura, o primeiro Presidente de Angola.
O docente universitário disse que o livro, que doravante engrossará o insuficiente acervo angolano, é uma edição do Memorial Dr. António Agostinho Neto, impresso pelas edições Angola, em Luanda, e contém 209 páginas, cujo depósito legal é o número 11093/2022 e nesta 1° fase foram impressos mil exemplares.
O livro “Pensamento Cultural do Dr. Agostinho Neto”, que está à disposição dos decisores, estudiosos e público geral, será útil para a compreensão da visão e do legado em matéria de política cultural, daquele que foi líder na luta da libertação nacional e fundador do Estado e da Nação angolana, primeiro Presidente de Angola, estadista e homem da cultura.