PRODUÇÕES ANGOLANAS NOMEADAS PARA PRÉMIOS NA NIGÉRIA
Três produções nacionais, nomeadamente ‘Mahinga, Mussulando e Njila, produzidas pela Diamond Films e Geração 80, estão nomeadas para a nona edição dos prémios ‘Africa Magic Viewer’s Choice Awards’ (AMVCAs).
De acordo com um comunicado, as referidas produções vão concorrer nas categorias de ‘Melhor Telenovela’, ‘Melhor Série de Comédia’ e ‘Melhor Série Original’.
“As produções angolanas Mahinga, Mussulando e Njila, produzidas pela Diamond Films e Geração 80, respectivamente, também concorrem aos grandes prémios para: Melhor Telenovela, Melhor Série de Comédia e Melhor Série Original”, lê-se no comunicado.
A referida edição dos AMVCAs – cujos nomeados foram anunciados recentemente pelos actores Bisola Aiyeola da Nigéria e Adjetey Anang do Gana – vai decorrer entre 18 e 20 de Maio, em Lagos (Nigéria), “e será uma celebração da produção cinematográfica e cultural do entretenimento africano”.
“O filme nigeriano Anikulapo, com dezasseis nomeações e a série Shanty Town, co-produzida entre a África do Sul e a Nigéria, com onze nomeações são os grandes favoritos para receber a distinção máxima desta edição”, adianta a nota.
Das categorias anunciadas, 10 encontram-se abertas à votação do público, ao passo que as restantes vão ser decididas “pelo painel de júris” dos prémios, que é presidido pelo cineasta nigeriano Femi Odugbemi (ex-director da Academia da MultiChoice Talent Factory).
Refira-se que as categorias em que as produções nacionais concorrem estão inseridas na lista da votação do público.
“Os prémios AMVCAs são verdadeiras comemorações onde celebramos a cultura, património e histórias africanas, contadas por africanos, celebramos também as nossas estrelas, o talento individual e colectivo, e mais uma vez o júri, assim como o público terá a difícil missão de eleger o melhor, pois todos os trabalhos apresentam excelente técnica, grande narração de histórias e actuações cativantes”, referiu Femi Odugbemi, citado no comunicado.
Este prémio anual é atribuído pela MultiChoice e “reconhece os feitos extraordinários na produção televisiva e cinematográfica no continente”, esclarece a nota.