Rádio Muzangala

RAINHA NHAKATOLO TCHILOMBO ENLUTA A SOBERANIA TRADICIONAL

 RAINHA NHAKATOLO TCHILOMBO ENLUTA A SOBERANIA TRADICIONAL

Rainha Nhakatolo Tchilombo

A Rainha Nhakatolo Tchilombo, que morreu no sábado, vítima de doença, no complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda, aos 86 anos, era detentora de história circular.

Em declarações ontem, à Rádio Nacional de Angola, Joaquina Jaime, a irmã cassule da Rainha, disse que a família esta desmoralizada, pois foi tirado do seu seio um pilar. “Já não temos pilar, perdi a minha irmã, não sei se ficarei mais com quem”, lamentou em lágrimas.

O soberano do Moxico, Lunda Tchokwe, referiu que ao receberem a notícia da morte da Rainha “ficamos triste, porque é alguém muito próxima”, acrescentando que várias “vezes conversamos sobre as suas tradições e das tribos que liderava”.

“A morte da soberana Nhakatolo deixa-nos um grande vazio, estaremos sempre ligados com o povo irmão do Luvale e que a nossa união seja fraternal e a grande figura que ela deixou, espero que Deus a receba no seu reino”.

O Rei do Bailundo, na província do Huambo, Tchokongola Tchongoma, considerou a morte da Rainha Nhakatolo uma perda irreparável para a Associação Nacional de Soberania Tradicional em Angola (ANSTA).

“Era uma Rainha respeitada e admirada por todos os grupos que compõem o rico e diverso mosaico cultural da província do Moxico e o país, em geral. Soube preservar e transmitir as tradições e a identidade do seu povo, como uma mulher sabia que contribuiu para harmonia e o desenvolvimento das comunidades”.

A sua partida, disse, deixa-nos um vazio inevitável na ANST e ademais a ilustre filha é uma referência de dignidade, liderança e patriotismo, acrescentando que neste momento de luto e dor a ANSTA, em nome de todos os Reis e Sobas, endereça o mais profundo sentimento de pesar à família enlutada.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE