Rádio Muzangala

REVISTA “AS AVENTURAS DOS GINGONGOS” PROMOVE CULTURA AS CRIANÇAS

 REVISTA “AS AVENTURAS DOS GINGONGOS” PROMOVE CULTURA AS CRIANÇAS

“As Aventuras dos Gingongos”

O cartoonista Lindomar de Sousa afirmou, em Luanda, que a revista de banda desenhada “As Aventuras dos Gingongos”, apresentada, no sábado, na Liga Africana, chega ao mercado com o objectivo de ajudar a promover a cultura angolana em particular, e a africana, em geral.

O artista, que falava à margem da apresentação do livro, avançou, igualmente, que a publicação tem como propósito educar e entreter as crianças, sobretudo com histórias sobre o quotidiano e promover a recuperação de valores perdidos.

A criação de um espaço onde as crianças possam identificar-se com o conteúdo mais direccionado a temáticas lúdicas e educativas, disse, foi um dos propósitos da produção da revista, que vai incentivar e promover boas práticas, como o respeito aos mais velhos, a valorização dos símbolos nacionais, a educação, as artes, o desporto, e a importância da preservação do património colectivo.

Segundo Lindomar de Sousa, actualmente, com o advento das novas tecnologias, as crianças dedicam maior parte do tempo à internet, afastando-se de certas práticas importantes para o seu desenvolvimento cognitivo, promovendo a capacidade de aprender, reter informações e responder aos desafios do quotidiano.

Lindomar de Sousa lamentou, ainda, o facto de existirem poucos espaços nos meios de comunicação social dedicados a esta esfera da sociedade. “Na rádio e televisão ainda encontramos certos programas, porém, nos jornais, praticamente não existem mais espaços para crianças como antes, motivo pelo qual, as crianças desviam-se para outras actividades que pouco ou nada contribuem para o seu crescimento”.

Com a banda desenhada “As Aventuras dos Gingongos”, que terá uma periodicidade bimensal, continuou, coloca-se à disposição das crianças estórias e histórias com pendor pedagógico, capazes de educar e entreter o público infanto-juvenil, assim como incentivar o prazer pela leitura e contribuir para o fomento da literatura infantil angolana.

O artista avançou que “As Aventuras dos Gingongos” vão ser produzidas em desenhos animados para as televisões e demais plataformas digitais, para tornar o projecta mais inclusivo e internacionalizar a marca.

História de dois irmãos gémeos Gin e Gongo

A intenção, segundo ainda Lindomar, é fazer entender como é que os angolanos lidam no dia-a-dia com a presença dos gémeos (gingongos), em kimbundu.  “Atrás dos gémeos, na cultura africana, no geral, em particular, na angolana, há uma série de conceitos, histórias e mitos, repleto de ricos conteúdos para serem em partilhados e ajudarem a promover as tradições”, disse.

Na revista “As Aventuras dos Gingongos”, os leitores poderão apreciar a história de dois irmãos gémeos chamados Gin e Gongo. As crianças vivem várias aventuras, baseadas na típica curiosidade da infância. Como a maior parte dos irmãos, a relação de Gin e Gongo é de harmonia e compreensão, mas que, também, passa por certos conflitos diários .A comercialização da revista foi complementada com a venda de brindes exclusivos, como camisolas e puzzles.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE