ROLLING STONES LANÇAM ‘HACKNEY DIAMONDS’ DISCO COM LIÇÕES DE VIDA
Os Rolling Stones lançaram na última sexta-feira, 20 de outubro, ‘Hackney Diamonds’, o primeiro disco de originais da banda de rock britânica desde 2005 e o 31.º da vida do grupo.
São 12 as faixas que, juntas, amarram reflexões sobre o passado, o tempo e lições de vida. Há também letras sobre decepções amorosas que, com uma sonoridade raivosa e divertida tão características da banda, ficam muito menos melancólicas.
‘Hackney Diamonds’ surge 18 anos do último disco de originais ‘A Bigger Bang’, segundo Mick Jagger, devido à “preguiça”.
“Nós gravávamos, depois parávamos de gravar. Não tínhamos nenhum plano em concreto […] Sempre que lançávamos um álbum fazíamos uma digressão. Os concertos começaram a ficar lotados mesmo sem discos novos, então ficamos preguiçosos”, revelou o artista, de 80 anos, em entrevista ao site brasileiro Fantástico.
Além de preguiçosos, os Stones estavam cansados e tiveram de lidar com vários ‘percalços. Em 2019, Mick Jagger foi operado ao coração. Em 2021, o baterista e um dos fundadores da banda, Charlie Watts, morreu e Keith Richards ainda apanhou um susto e teve de deixar de fumar.
Apesar da morte de Charlie Watts, duas das faixas de ‘Hackney Diamonds’ contam com o som das baquetas do músico.
Para o regresso ao estúdio, os Rolling Stones convidaram alguns músicos amigos de longa data da banda: Paul McCartney, Elton John, Stevie Wonder e até Bill Wyman, que foi baixista do grupo de 1963 a 1993 e participou em 19 álbuns. A estes juntaram-lhes a voz de Lady Gaga e a visão do produtor Andrew Watt, que produziu discos para Miley Cyrus, Justin Bieber e Iggy Pop.
Antes do lançamento do disco, que hoje está à venda um pouco por todo o país, os Rolling Stones deram um concerto de apresentação surpresa no Racket NYC, na noite de quinta-feira, 19 de outubro, na cidade de Nova Iorque, nos EUA.