SANDRA SABROWSKY APRESENTA CULTURA NACIONAL NA ALEMANHA
Sandra Sabrowsky, angolana residente na Alemanha, estará presente no dia 24 deste mês, na cidade de Kiei, província de Schleswig Holstein, para apresentar a sua experiência e partilhar aspectos da cultura e arte angolana, depois de participar no Filmfest Hamburg (Festival de cinema de Hamburgo).
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Sandra Sabrowsky disse que recebeu o convite do representante da Cultura, Turismo e Integração da região onde reside, Herm Wolf, pelo seu envolvimento e contributo em causas culturais e no engajamento no cruzamento de culturas.
A frente da associação Verstehen-Compreendo Angola, o convite para participar nesta actividade surgiu na sequência de outras que tem desenvolvido e participado onde as artes angolanas têm sido usadas como ferramentas, à semelhança do que aconteceu na semana passada, no Festival de Cienam de Hamburgo, uma organização da Frederich Ebert Stifitung.
Sandra realçou que foi uma actividade positiva onde pode mais uma vez mostrar Angola numa realidade pouco conhecida no exterior longe do que é comum passar nos serviços noticiosos, muito assente nos factos políticos. A angolana foi convidada para apresentar o filme de animação “Caixa Preta”, baseada numa obra conjunta de José Eduardo Agualusa e Mia Couto feita para teatro onde os dois contam a história de três mulheres: Lena (avó), Nayola (filha) e Yara (neta).
Depois da exibição do filme, a angolana com base do enredo apresentou Angola colonial, a do conflito pós-eleitoral e a actual, mas longe do protagonismo dos partidos políticos.
Sandra sente-se honrada por ter sido escolhida como mascote para a promoção do filme no Festival Internacional de Cinema de Hamburgo, pela associação Alemã de renome internacional Frederich Ebert Stifitung.
Filmfest Hamburg é um festival de cinema independente onde as salas de cine-ma de Hamburgo exibem filmes de vários países previamente analisados pelos organizadores, a Friedrich Eber Stiftung (FUS). A associação foi fundada em 1925 como legado político de Friedrich Ebert, primeiro Presidente alemão eleito democraticamente. Proibida em 1933 pelos nazis foi refundada em 1947 e persegue até hoje os objectivos do seu patrono, um artesão que se tornou Presidente.
Sandra Sabrowsky aposta no empreendedorismo sócio-cultural, consultoria de negócios e gestão de projectos em Angola e Alemanha, que é o Nkiela. Um dos projectos está ligado ao desenvolvimento da Cultura, Turismo e Ambiente, na província do Cuando Cubango, na comuna do Mucusso. Também é a Embaixadora do Turismo de Angola na Europa pela associação do Reino da Suazilândia: AFrican Tourism Board (ATB).
A junção da N’Kiela e ATB e os interesses na área da Cultura e Turismo resultou na criação da Compreendo Angola na Alemanha e consequentemente na organização de uma corrente de eventos com o intuito de exibir e expor artistas angolanos das várias artes na região Norte da Europa.