UNIÃO KIELA LEVA CARNAVAL FORA DE ÉPOCA NO PROVA D’ARTE
O grupo carnavalesco União Kiela, desfila hoje, no espaço Prova D’Arte Miramar, no âmbito da programação que tem sido marcado com a “Noite de Saudade”.
O Conjunto Dizu Dietu e o Dj Telmo Fontes, anfitriões do projecto, actuam logo a seguir ao desfile do grupo carnavalesco União Kiela.
Esta será a segunda vez que o grupo da Comandante Maravilha Dias dos Santos anima o Prova D’Arte Miramar, numa proposta da organização, que visa levar o carnaval fora de época ao público que frequenta o local.
O União Kiela recebeu na semana passada a visita de um consultor da UNESCO, que esteve em Angola para inventariar e apoiar as autoridades angolanas no processo de candidatura do Semba como Património Imaterial da Humanidade. O momento foi aproveitado para relacionar o ritmo carnavalesco às tendências mais contemporâneas do estilo semba.
O grupo carnavalesco União Kiela foi fundado no longínquo dia 1 de Janeiro de 1947 e tem o Semba como dança e música de eleição. Na sua galeria conta com cinco troféus, conquistados em 1985, 1986, 1989, 1990 e 2009.
Tudo começou quando um grupo de amigas, na sua maioria quitandeiras do Mercado de São Paulo, decidiram criar um grupo de carnaval depois de vários encontros em óbitos e festas, onde as mesmas batucavam e cantavam. O grupo tem uma batida característica das bacias e o toque de corneta.