Rádio Muzangala

“KAPUTO MWANGOLÉ” FECHA SHOW “PATRIOTA”

 “KAPUTO MWANGOLÉ” FECHA SHOW “PATRIOTA”

Kaputo Mwangolé

As palmas e coros da música “Kaputo Mwangolé” marcaram o encerramento do concerto lírico “Patriota” de Bruno Neto, em homenagem ao antigo Presidente José Eduardo dos Santos, realizado domingo, na Casa de Cultura do Rangel “Njinga A Mbande”, em Luanda.

O cantor lírico abriu o concerto com “Nzumbi Ya Papá”, uma composição de Malé Malamba, transformado em sucesso com a interpretação de Carlos Burity.

O conhecido  tema de Carlos Burity serviu como lamento para os presentes no auditório, numa noite que contou com jovens que executaram instrumentos da música clássica, com a direcção artística de Roland, que alternou o piano e violão numa formação com Gabriel Tati Bochi, no violoncelo, Fineza Gaspar, no violino, Samuel Necas, no violão, e Bernardo da Silva, na percussão.

No alinhamento apresentado   por  Bruno   Neto   com  “Kaputo Mwangolé” foi  colocado   no   reportório “Deba”, outro tema que marca a veia do compositor, Joes, o nome artístico de José Eduardo dos Santos. Estes temas emocionaram a plateia e serviram o propósito do concerto, uma homenagem nas diferentes facetas do “Bom Patriota”.

O músico Santocas teve uma participação especial e proporcionou um ambiente de nacionalismo e patriotismo ao ser ajudado pela plateia em “Valódia” e “Bairro Indígena”, dois temas que marcam a canção revolução e reflectem os ideais defendidos pelo homenageado.

Aurora Nunes, a outra  convidada,  apresentou-se em “Ressurreição”, revivendo o dueto eternizado entre Elias dya Kimuezu e Lourdes Van- Dúnen, depois tomou o palco em “Mona Ki Ngui Xiça” de Bonga.

Bruno Neto percorreu por clássicos como “Mbiri Mbiri” do Ngola Ritmos, do saudoso Liceu Vieira Dias, e recordou Tonito e Waldemar Bastos em “Pergunto ao Vento que Passa” e “Mungueno”, respectivamente, assim como deu o seu toque em “Pala Ku Mu Bessa Muxima” e “Avó Beia”, manifestando a admiração por Carlos Lamartine e Pedrito.

Rui Mingas foi outro nome do cancioneiro que viu a sua obra presente no concerto nos temas “Adeus a Hora da Largada” e “Pango Dya Penha”, mas Bruno Neto não deixou de parte a música erudita em “Caruso”.

A actividade aconteceu horas depois da cerimónia fúnebre do antigo Presidente realizada na Praça da República, no dia do seu nascimento. Formado em Cuba, Bruno Neto, cantor lírico e professor, é integrante do grupo Lyrikhus e com os seus colegas tem trabalhado na divulgação da música lírica e na pesquisa do cancioneiro nacional. Actualmente, está a preparar  um projecto discográfico que pretende lançar até Fevereiro de 2023.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE