Rádio Muzangala

LOPITO FEIJÓ LANÇA NOVA OBRA LITERÁRIA EM LUANDA

 LOPITO FEIJÓ LANÇA NOVA OBRA LITERÁRIA EM LUANDA

Escritor Lopito Feijó

O escritor Lopito Feijóo lança amanhã, às 16h30, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, a sua mais recente obra literária intitulada “Trajectórias & Trajectos Literários”.

Segundo o autor, a apresentação estará a cargo do jornalista e escritor Norberto Costa e pelo secretário-geral da UEA, David Capelenguela, que também se responsabilizou por assinar o Prefácio.

O livro, comporta 156 páginas, com ensaios e recensões críticas escritas e publicadas nos últimos anos em diversas publicações periódicas nacionais e internacionais agora compiladas e editadas pela Marmoco Criações, que em primeira edição disponibiliza 500 exemplares para o mercado livreiro angolano.

Segundo o autor nesta obra “reunimos aqui alguns textos sobre livros e autores de países de língua portuguesa sobre os quais opinamos enquanto cultores do ensaio crítico que constitui uma lavra paralela da nossa actuação no universo das letras”.

 Lopito Feijóo acrescentou que “abordamos o fenómeno literário em torno dos jovens. A formação e a educação estética da juventude é preocupação.  Igualmente, falámos da trajectória de um David Mestre, Fernando Marcelino, Arlindo Barbeitos, António Panguila e Jimmy Rufino, todos já falecidos. E de Domingos Florentino, Ferreira Nicolau Kanda e outros tantos, ainda vivos”.

O escritor avançou que mergulharam também em obras poéticas de autores em processo de afirmação como a portuguesa Milanda Maria Fernanda Silva, as santomenses Olinda Beja, Goretti Pina e Alda de Barros, a moçambicana Ivone Soares, o brasileiro Marcelo Brettas e o angolano David Capelenguela, só para citar alguns.

“A barbárie de Charlie Hebdo também é aqui abordada. A revista moçambicana Literatas enquanto nosso veículo electrónico de estimação, não ficou de fora do nosso olhar. A Academia Literária Brasileira AC Alpas e a Confraria da Poesia Informal das redes sociais são também aqui, em breves textos, nossos motivos de abordagem. Trata-se de um livro arejado, diversificado e simples de se ler”, conclui o autor.

  Segundo David Capelenguela, o prefaciador do livro, “nesta obra de Lopito Feijóo o campo de acção do ensaísta é o texto com o qual ele trabalha,  inicialmente dentro de um âmbito de autor referencial e fechado que aos poucos vai ampliando-se é multiplicando-se de maneira sugestiva e experimental, de forma que o objecto de análise é observado a partir de diferentes ângulos e traduzido em palavras a partir de uma visão peculiar”. David Capelenguela acrescentou que “isto está bem patente na presente obra de Lopito Feijoó, e só por isso, aqui o texto flui, dialoga e faz-se dialogar”.

O autor, João André da Silva Feijó, de seu nome completo, nasceu em Malanje. Estudou Direito em Luanda, na Universidade Agostinho Neto (UAN) é deputado (reformado) da Assembleia Nacional da República de Angola.

Como criador assina usualmente J. A. S. Lopito Feijóo K. Poeta e crítico literário, ensinou Literatura Angolana. Membro fundador da Brigada Jovem de Literatura de Luanda (BJLL/1980), e do Colectivo de Trabalhos Literários OHANDANJI (1984). É membro da União dos Escritores Angolanos (UEA), onde exerceu o cargo de secretário das Relações Internacionais. É membro da Associação Portuguesa de Poetas e, é um dos membros fundadores, da Academia Angolana de Letras (AAL/2016) integrando, actualmente, os seus corpos gerentes. Desde 2004, preside a Sociedade Angolana do Direito de Autor (SADIA), dirigindo a Gazeta dos Autores, órgão de divulgação dessa instituição.

Académico fundador (2014) da ALPAS 21 – Academia de Artes Letras e Ciências do Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, ocupa a cadeira número 1 para estrangeiros.

Rádio Muzangala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE